NOTÍCIAS DO GRÃO-MESTRADO
GOB-ES comemora os 117 anos da fundação da Delegacia do GOB no Espírito Santo
Postado em: 22/06/2021
GOB-ES comemora os 117 anos da fundação da Delegacia do GOB no Espírito Santo
O Grande Oriente do Brasil do Espírito Santo (GOB-ES) comemora os 117 anos da instalação da primeira unidade administrativa do GOB no estado. Em 1904, no dia 22 de junho, começavam as atividades da Delegacia do GOB no Espírito Santo, celula mater, do Grande Oriente do Brasil.

Considerada como pedra fundamental, a instalação do primeiro centro administrativo foi fruto do trabalho, incansável, dos quadros de obreiros de apenas quatro Lojas do GOB-ES, que atuavam na época. O objetivo era expandir a abertura de Lojas pelos principais centros do Estado.

A estratégia foi nomear o senador da República, Ir.·. Cleto Nunes Pereira para o cargo de delegado, e assim, fortalecer o poder decisório, perante às instituições da época, e disseminar os princípios maçônicos por meio das Lojas do GOB-ES. A publicação do ato nº 266 foi registrado no Boletim nº 4 do Grande Oriente do Brasil.

O Grão-Mestre Estadual, Ir.·. Hélio Soares da Luz Sodré, destaca a importância da instalação da Delegacia do GOB no Espírito Santo. Para ele, a data comemorada é um marco importante na história da maçonaria capixaba.

“Sem dúvidas, a instalação da Delegacia do GOB-ES foi a pedra fundamental de uma obra que produziu frutos importantíssimos na história da nossa instituição. Ao longo desses 117 anos, buscamos a evolução, o progresso e o desenvolvimento da nossa Ordem. Historicamente, temos um compromisso com a humanidade: levar os princípios da família, da filantropia e dos bons costumes a todos os lugares em que a maçonaria se faz presente”, observa o Grão-Mestre Sodré.

No dia 13 de agosto de 1978, a Delegacia do GOB-ES passou pela primeira evolução: a criação do Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo (G.·.O.·.M.·.E.·.S.·.). O evento aconteceu no Templo da Loja União e Progresso, com a presença das 26 Lojas Maçônicas já existentes à época.

Hoje, já como GOB-ES, após a reforma organizacional do GOB, o Estado conta com 98 Lojas instaladas e em funcionamento que levam os preceitos maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade a todo o Estado. Juntas ao Grande Oriente do Brasil, representam a maior potência da América Latina e berço da maçonaria brasileira.

O Grão-Mestre Estadual Adjunto, Ir.·. José Paulo Tonoli, ressalta o trabalho desenvolvido e a buscar em honrar o esforço empenhado pelos seus antecessores. Lembra que a maçonaria sempre lutou pela humanidade e o desenvolvimento do ser humano.

“É com muita felicidade que comemoramos essa data tão importante. A nossa luta é contínua, somos uma irmandade em construção, destemidos em defesa da nossa obra. Um dos exemplos é a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Mais uma vez, como maçons que somos, temos o dever de contribuir com a sociedade para a superação desse grande desafio. Por intermédio da nossa união, com a indispensável participação
VOLTAR!

Com o auxílio dos cookies podemos te conhecer melhor e assim recomendar produtos e serviços que sejam de seu interesse. Para saber mais sobre cookies e avaliar nossa politica de privacidade, é só acessar as políticas de privacidade.