Project Milenial featuring news blogs and tutorialsAdjustable Beds – Not Just For The Elderly!How A Dermatologist Can Help With Acne ProblemsAromatherapy And KidsAmazingly Simple Skin Care Tips For People With Acne
NOTÍCIAS DO GRÃO-MESTRADO
GOB-ES COMEMORA OS 200 ANOS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
Postado em: 17/06/2022
GOB-ES COMEMORA OS 200 ANOS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
No dia 17 de junho de 2022 comemora-se o aniversário de 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, que aconteceu no dia 17 de junho de 1822. Uma história que se confunde com a própria história do Brasil.

Após o Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822, um grupo de maçons das lojas: ARLS Commercio e Artes Nº 001, ARLS União e Tranquilidade Nº 002, e ARLS Esperança de Nictheróy Nº 003 articularam a fundação da maior potência maçônica da América Latina: o Grande Oriente do Brasil. Tendo como primeiro Grão-Mestre, o Eminente Irmão, José Bonifácio de Andrada e Silva.

O GOB é a quarta instituição mais antiga do país, sendo por ordem de fundação:

Os Correios – 1663
A Casa da Moeda – 1694
O Banco do Brasil – 1808
O Grande Oriente do Brasil – 1822

A Maçonaria esteve presente nos principais desafios do Brasil, tendo os seus membros como os articuladores dos principais desafios e lutas pelas liberdades dos brasileiros.

Luta que antecede a própria fundação do GOB. Em 1871, defendida e criada por maçons, a Lei do Ventre Livre foi o marco principal do movimento abolicionista, que teve seu desfecho derradeiro em 13 de maio de 1888, quando era decretada a Lei Áurea, reflexo das pressões que a Maçonaria vinha fazendo com o seu movimento de emancipação dos escravos, a partir dos maçons de Pernambuco.

Com o trabalho de bravos maçons, em 7 de setembro de 1822, ecoava o “Grito da Independência”, pelo príncipe regente, Dom Pedro I, que libertava o Brasil do Império Português. Em 4 de outubro de 1822, o GOB tinha o seu segundo mandatário; o Grão-Mestre, Eminente Irmão, Dom Pedro I, cujo nome maçônico era Guatimozim.

Instalado no Palácio Maçônico do Lavradinho, no Rio de Janeiro, o Grande Oriente do Brasil se tornou um participante ativo em todas as grandes conquistas políticas e sociais do povo Brasileiro, como a Proclamação da República, que viria 6 anos após a Independência do Brasil, por meio do também maçom, Irmão Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889.


Vale lembrar a atuação do GOB na 1? Grande Guerra Mundial (1914 – 1918), quando apoiou a entrada do Brasil no conflito. Também na participação e o papel fundamental nas ações humanitárias durante a 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945).

Hoje, com sede em Brasília, o Grande Oriente do Brasil, liderado pelo Soberano Irmão, Múcio Bonifácio Guimarães, com seus 200 anos, continua com seus ideais de uma sociedade mais justa e fraterna. Tem em seus pilares as lutas pelas liberdades.

O GOB-ES, por meio do seu Grão-Mestre Estadual, Hélio Soares da Luz Sodré e seu Grão-Mestre Adjunto, o Poderoso Irmão José Paulo Tonoli, parabeniza o GOB e a todos os irmãos que lutam a cada dia, pelo fortalecimento e desenvolvimento da nossa Pátria.

Viva o GOB!
Viva todos os maçons do Grande Oriente do Brasil!

GOB-ES
Preservando os valores familiares
VOLTAR!

Com o auxílio dos cookies podemos te conhecer melhor e assim recomendar produtos e serviços que sejam de seu interesse. Para saber mais sobre cookies e avaliar nossa politica de privacidade, é só acessar as políticas de privacidade.