Project Milenial featuring news blogs and tutorialsAdjustable Beds – Not Just For The Elderly!How A Dermatologist Can Help With Acne ProblemsAromatherapy And KidsAmazingly Simple Skin Care Tips For People With Acne
NOTÍCIAS DO GRÃO-MESTRADO
A QUARTA MAIS ANTIGA INSTITUIÇÃO DO PAÍS, A MAÇONARIA, É USADA NA TENTATIVA DE GOLPES
Postado em: 13/05/2022
A QUARTA MAIS ANTIGA INSTITUIÇÃO DO PAÍS, A MAÇONARIA, É USADA NA TENTATIVA DE GOLPES
Com o avanço da tecnologia, aumenta, também, a vulnerabilidade das instituições. Isso porque, o alcance da internet, ou mesmo das redes de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo, seja usado para lesar pessoas com a promessa de serem iniciadas na Maçonaria.

Circula pelas redes sociais, e-mails e grupos de WhatsApp, pessoas vestidas com as paramentas (roupas) maçônicas, em um suposto Templo maçônico, convidando as pessoas para participarem de uma reunião de Mestres ou outras autoridades da instituição.

Para serem aceitas, as pessoas pagam um determinado valor para ter acesso à Maçonaria, benefícios inexistentes e direitos, que são irreais e também fazem parte do golpe para convencer as pessoas a pagarem os valores cobrados.

Nos últimos meses, o Grande Oriente do Brasil do Espírito Santo (GOB-ES), tem recebido várias denúncias de pessoas que caíram no golpe dos falsos maçons que prometem a participação em alguma sessão maçônica, ou a iniciação.

Segundo o Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão, Hélio Soares da Luz Sodré, não existe Maçonaria on-line. Ele explica que tudo o que acontece em uma sessão é extremamente necessária a presença física do irmão. O Grão-Mestre alerta para outras mentiras dos falsos maçons, como a promessa de sucesso na vida, dinheiro, vagas de empregos entre outras.

“Estamos nos mobilizando para tomar uma atitude mais enérgica no sentido de proteger as pessoas contra esses estelionatários. Pedimos a todos os irmãos que alertem seus parentes e amigos para o risco das falsas promessas da Maçonaria digital, que não existe”, adverte o Grão-Mestre Sodré.

Já o Grão-Mestre Estadual Adjunto, o Poderoso Irmão, José Paulo Tonoli, lembra que o Art. 171 prevê pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa, para àqueles que tentam enganar as pessoas para se obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

“A Maçonaria é uma instituição séria e preserva valores morais e éticos. Não existe meios de se tornar um Maçom que não seja por meio de uma profunda análise e avaliação de cada candidato a membro da nossa Ordem. A população precisa ficar atenta e denunciar todos os casos de promessas feitas por pessoas na grande rede de internet”, pontua o Grão-Mestre Estadual Adjunto, José Paulo Tonoli.

O GOB-ES esclarece que existe um canal do GOB para àqueles que desejam submeter seus nomes no intuito de serem aceitos na Maçonaria. Basta acessar o portal www.gob.org.br e preencher o formulário. Não existe custo para preencher o formulário. No entanto, o nome do candidato passará por todos os trâmites necessários até que uma Loja entre em contato, e só então, dar início ao processo interno.

Por Juba Paixão
VOLTAR!

Com o auxílio dos cookies podemos te conhecer melhor e assim recomendar produtos e serviços que sejam de seu interesse. Para saber mais sobre cookies e avaliar nossa politica de privacidade, é só acessar as políticas de privacidade.